Varitus Brasil

VARITUS recebe certificação ISO 9001:2015, com foco no gerenciamento de riscos

Geral

A VARITUS BRASIL, uma das mais destacadas empresas de T.I. (Tecnologia de Informação) do interior de São Paulo, acaba de obter, agora na primeira quinzena de março de 2019, a certificação ISO 9001:2015.

A certificação foi obtida para o serviço de Desenvolvimento de Software de Emissão e Gestão de Documentos Fiscais Com Validade Jurídica e Para Auditoria Fiscal”. Ou seja, para idealizar e implantar sistemas que emitem e gerenciam notas fiscais e outros documentos fiscais eletrônicos, de forma legítima e reconhecida pelas autoridades fiscais do País.
Fruto de um trabalho de cerca de três anos e que envolveu mais de 20 pessoas, entre líderes e colaboradores da empresa, bem como parceiros, a certificação ISO 9001:2015 é no Brasil a norma ABNT NBR que recebe este nome por sifnificar uma padrão internacionalmente reconhecido para se elaborar e implementar um sistema de gestão da qualidade.
Obter a ISO 9001, em suas diferentes versões publicadas de tempos em tempos, significa para a empresa que ela de fato atua nos mais altos padrões de excelência e qualidade em sua área de atuação.
No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão que edita a norma, vinculado à ISO (Internacional Standardization Organization), instituição que a produz originalmente, e que fica na Suíça.

Auditorias internas e externa visando a ISO 9001:2015

Para obter a certificação, a VARITUS cumpriu um extenso e criterioso processo, que incluiu treinamento de seus colaboradores para interpretar a norma e adotar os procedimentos necessários para enquadrar as atividades nos dez itens-chave que a compõem, e que são desmembrados, cada um deles, em vários outros sub-itens.
O processo passa por auditorias internas e posteriormente, por uma auditoria externa especializada, que atesta ou não a capacidade da empresa para receber a certificação.
Focada na gestão de riscos, no sentido de prevê-los e preveni-los em nome de uma operação segura e precisa, a ISO 9001:2015 leva a grandes saltos de aprimoramento e profissionalismo dentro das organizações, fazendo com que os clientes sintam efetivamente a diferença de serem atendidos por uma empresa com parâmetros claros de atuação e de qualidade.
No caso da VARITUS BRASIL por exemplo, Adão Lopes, CEO da empresa, dá um exemplo dos muitos aprimoramentos implementados. “Os dados das operações dos nossos clientes são replicados em dois lugares diferentes e copiados para um quarto ambiente, resultando em altíssimos níveis de segurança e riscos drasticamente reduzidos. Além disso, se um dos datacenters que utilizamos vier a parar, outro será ativado imediatamente para que o cliente não tenha qualquer interrupção no processo de emissão de suas notas, que é o faturamento”, detalha ele.
Outro fator resultante da implementação da norma ISO 9001:2015 na VARITUS BRASIL, destaca Adão, é a nota de qualidade de atendimento e do produto obtida pela empresa. “Numa escala de zero a 10, estamos acima de 9 todos os meses, o que atesta que temos um excelente produto e uma qualidade de atendimento à altura”, conclui.
Para o futuro próximo, a VARITUS BRASIL já vem atuando para obter outra certificação, a ISO 27000, focada na evolução dos conceitos e práticas voltadas à segurança de dados.

Sobre a VARITUS BRASIL

A VARITUS BRASIL é referência em T.I., responsável por um dos sistemas de Emissão Fiscal mais eficientes e robustos do mercado, o NOTAFAZ.
Foi em 2005 que se iniciaram os estudos sobre documentos eletrônicos com base em certificação digital. Ali, nascia o primeiro projeto desafiador e pioneiro, que tratava daquilo que então era novidade absoluta: a criptografia e o certificado digital.
Essa pesquisa culminou, em 2008, com a criação da VARITUS BRASIL com área de engenharia de software, especializada em documentos eletrônicos com base em arquivos XML, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). O sistema foi um dos primeiros a emitir, validar, capturar, catalogar e atestar a validade de diversos tipos de documentos fiscais.
Acompanhando o crescimento e a necessidade do mercado, a VARITUS BRASIL oferece hoje diversos outros serviços e soluções, atendendo clientes de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil. Já são mais de 10 mil clientes usufruindo das inovações tecnológicas desenvolvidas pela VARITUS em Araras.
28 de março de 2019
Varitus Brasil

 
 


Publicado em: 28/03/2019

Tags:

Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: Neste 22 de Abril, Dia […]

Ler mais

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Se você gerencia uma indústria, sabe que a logística de […]

Ler mais

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Na era da transformação digital, a burocracia nos processos de […]

Ler mais