Varitus Brasil

Transformação digital – como e porque sua empresa deve começar já

Assuntos Gerais, Nfe Nota Fiscal Eletrônica, Serviços Extras

Transformação digital parece um termo distante do seu dia a dia pessoal? Pois não é, e podemos provar!

Pense em como você fazia uma ligação telefônica, até poucos anos atrás: usava um telefone fixo ou mesmo celular e discava um número. Hoje, com os smartphones, você faz isso até por meio de aplicativos de mensagens. Inclusive, pode fazer essa chamada por vídeo.
Pense também em como você chamava um táxi. Se antes tinha que telefonar, hoje é só usar seu smartphone e usar aplicativos variados para acionar vários serviços de mobilidade. Percebeu a Transformação digital clara e cristalina, em apenas dois exemplos da sua vida cotidiana? Então continue a ler esse artigo e veja as razões pelas quais a sua empresa precisa começar já a também promover essa transformação, e como fazer!
Pesquisas especializadas mostram que perto de 80% das empresas brasileiras consideram importante e já investem na digitalização de inúmeros processos, quer seja na operação ou na gestão dos seus negócios. E isso não se limita a ter apenas um bom site ou atender pelo WhatsApp! Vai além!
A substituição de procedimentos físicos, envolvendo papéis, carimbos, assinaturas convencionais, trâmites demorados e sujeitos a erros, por soluções digitais, rápidas, limpas, precisas e econômicas é uma realidade, e a organização que adiar ou ignorar esse fenômeno, corre sério risco de desaparecer do mercado.
Transformação digital – Por que fazer?

  • Para ampliar a disseminação da informação, dinamizando a análise de documentos e reduzindo o tempo de tramitação deles;
  • Para reduzir custos provenientes da duplicidade, reprografia e extravio de documentos;
  • Para ganhar rapidez no envio da informação ao usuário final;
  • Para conferir agilidade no atendimento e padronização no cadastramento de informações;
  • Para obter economia com a redução de tempo de resposta para auditorias e pesquisas;
  • Para diminuir drasticamente o tempo gasto para acessar documentos e para eliminar gastos com espaços físicos, mobiliário e equipamentos para arquivamento;
  • Para acelerar práticas sustentáveis na empresa, eliminando o uso de papéis e outros recursos.

Transformação digital – Como fazer?

  1. Mapeie todas as necessidades da sua organização:

Faça um levantamento, em cada setor, dos processos críticos que tomam mais tempo, requerem mais pessoas para fazê-los, são mais sujeitos a erros e que necessitam de acompanhamento.
Atendimento ao cliente, geração de pedidos e ordens de serviço, controles de produção, pré e pós venda, controle de estoques e de remessa de produtos, gestão de entregas ou retiradas de mercadorias, faturamento, contabilidade, controle de pessoal, etc… Para todos esses setores e necessidades, há hoje inúmeras soluções digitais, inclusive, integradas.

  1. Estabeleça prioridades e faça um cronograma de investimento e implementação:

Selecione as áreas por onde começará a adoção de ferramentas digitais. Cada empresa tem suas características e é importante avançar com cuidado na Transformação digital para não truncar e inviabilizar o trabalho.

  1. Providencie treinamento e suporte para todos os envolvidos:

Já na escolha do fornecedor/fornecedores de soluções digitais para a sua empresa, opte pelos que incluem no pacote além de ferramentas integradas, também o devido treinamento para cada setor da sua organização. Além disso, após treinar cada colaborador, esse fornecedor precisa garantir suporte eficiente, descomplicado e disponível, para solucionar todas as demandas do dia a dia.

  1. Acompanhe o processo, meça os resultados e não hesite em corrigir rumos!

A Transformação digital exige investimento – ainda que muito criterioso, adaptação e aferição dos resultados, setor por setor. Compare os resultados antes e depois das inovações, analise criticamente os dados e não hesite em corrigir rumos. As mudanças serão, certamente, só numa direção: adiante, pois, após digitalizar processos, nunca mais você vai querer retroceder nesse caminho.
Algumas soluções digitais imprescindíveis para empresas:

A VARITUS BRASIL é uma empresa de Tecnologia de Informação há mais de 12 anos no mercado, atendendo empresas de todos os portes e segmentos, com uma variada linha de soluções digitais inteligentes para otimizar sua organização e aumentar a lucratividade dos seus negócios.
Clique aqui para saber mais e solicitar atendimento com um de nossos especialistas.
10 de fevereiro de 2021
VARITUS BRASIL


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: Neste 22 de Abril, Dia […]

Ler mais

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Se você gerencia uma indústria, sabe que a logística de […]

Ler mais

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Na era da transformação digital, a burocracia nos processos de […]

Ler mais