Varitus Brasil

Logística – como se planejar para períodos de alta demanda de entregas?

Assuntos Gerais

Logística – As vendas de final de ano, agora em 2021, devem apresentar um bom incremento em relação ao final do ano passado, considerando as dificuldades deste ano. Continue a ler este artigo e veja como isso impacta no setor e nos processos de Logística, e como as empresas podem se preparar para enfrentar a demanda extra com eficiência.

Estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo) aponta para a movimentação de R$ 34,3 bilhões no varejo, o que representa um aumento de 4,3% em relação ao final do ano anterior.
Considerando-se os impactos da pandemia da COVID19, entre eles a paralisação parcial ou total de alguns setores, com prejuízos nas cadeias produtivas e de escoamento de produtos em vários segmentos, o setor de Logística teve desafios a mais para manter-se bem no jogo.
E, agora, chega a um período de alta nas vendas (e entregas) tendo que fazer esforços extras para suprir a demanda, seja como serviço final (no caso de transportadoras e empresas de entrega), seja como etapa final de um processo já bastante disputado, que é o de vender, satisfazer, encantar e fidelizar o consumidor.
Qualquer situação em que sua empresa se enquadre, os volumes de entrega são crescentes.
E, para atendê-los, existem algumas medidas que podem ser tomadas, em nome de uma operação segura, rápida, precisa e eficiente.
Veja algumas medidas para aprimorar a Logística

  • Aprimorar a gestão de frotas

Analisar e adequar a frota de veículos de entrega, bem como os modais utilizados, selecionando-os e combinando-os conforme as características das regiões onde os produtos serão entregues é uma forma de melhorar a performance e até reduzir custos.
Há empresas utilizando não só caminhões, mas, também, serviços de vans e pequenos utilitários, motoboys e até biker’s para chegar melhor e mais depressa a certos endereços;

  • Aperfeiçoar a gestão da manutenção das frotas

Veículos próprios podem e devem passar por manutenção preventiva, análise de desempenho e cuidados extras, para que possam render ao máximo, sem apresentar panes ou problemas que atrapalhem a operação. Às vezes, por outro lado, pode ser mais vantajoso trabalhar com veículos alugados, que, em caso de defeito, são rapidamente substituídos.
Parcerias com pequenos estabelecimentos de bairros, que possam funcionar como mini depósitos avançados para armazenar os volumes que serão retirados pelos clientes também estão fazendo muito sucesso e melhorando drasticamente a Logística de muitas marcas;

  • Treinar muito bem as equipes próprias e qualificar prestadores de serviços 

Oferecer aos colaboradores e parceiros envolvidos no processo de Logística um treinamento adequado, com protocolos claros e funcionais, ajuda muito a melhorar os processos e economizar. No caso da contratação de prestadores de serviços terceirizados, eles devem passar por um processo mínimo de qualificação para que se saiba, de antemão, se terão condições para realizar as entregas dentro dos parâmetros de agilidade e qualidade que sua empresa preconiza e exige;

  • Trabalhar com dados e investir em soluções digitais para Logística

Logística e tecnologia da informação combinam tão bem uma com a outra que, na atualidade, fica até difícil imaginar uma funcionando bem sem a outra. Há no mercado hoje aplicativos e plataformas para gestão de entregas que tornam os controles muito mais fáceis, seguros e precisos, gerando, além de tudo, uma gama valiosa de dados para os gestores utilizarem na melhoria contínua do trabalho.
Agora que você já conhece algumas providências úteis e imprescindíveis para melhorar a Logística dos seus negócios, tire mais alguns minutos para conhecer as soluções digitais da VARITUS Brasil que vão revolucionar as operações de entrega e retirada de mercadorias da sua empresa. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.
17 de dezembro de 2021
VARITUS Brasil
 


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Se você gerencia uma indústria, sabe que a logística de […]

Ler mais

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Na era da transformação digital, a burocracia nos processos de […]

Ler mais

Amazona ararense Camila Fernanda Bueno fica em 3º lugar em prova Paraequestre internacional

Amazona ararense Camila Fernanda Bueno fica em 3º lugar em prova Paraequestre internacional

A amazona ararense Camila Fernanda Bueno, 34 anos, classificou-se em […]

Ler mais