Last-Mile Delivery- entregas rápidas, perfeitas e que fidelizam clientes

Last-Mile Delivery, entregas rápidas, concluídas com perfeição e sem estourar custos. Sem dúvida, é o desfecho mais desejado e positivo na tão falada “jornada do consumidor”, um resultado que aumenta a credibilidade da empresa e contribui para a fidelização de clientes. Mas, como conseguir esse resultado de forma ágil, prática e segura? Continue a ler esse artigo e saiba como a Last-Mile Delivery da sua empresa pode se tornar impecável.

Last-Mile Delivery, o que é e quais seus impactos nos negócios

O processo de entrega de uma mercadoria pode ter várias etapas, sendo a última, aquela em que o produto sai do centro de distribuição ou depósito mais próximo e segue até a casa do cliente a chamada Last-Mile Delivery, termo em inglês que traduzido para o português significa ‘última milha da entrega’.

É o único trecho da operação de entrega que é claramente percebido pelo consumidor e, portanto, problemas nessa fase podem abalar a credibilidade da empresa, comprometer sua imagem e afugentar para sempre o cliente.

Ao contrário, quando a Last-Mile Delivery, essa última etapa da entrega, é feita com rapidez, pontualidade, cuidado e profissionalismo, eleva o grau de satisfação do consumidor, incentivando-o não só a comprar mais vezes, como também a recomendar sua empresa ou marca.

Diretora geral e sócia fundadora da SAX, empresa especializada em métricas de desempenho de pontos de contato de clientes com empresas, através de estudos de cliente oculto e auditoria, Érika Agostino define, de forma ainda mais objetiva, a Last-Mile Delivery e sua importância para a conclusão da jornada do consumidor de forma impecável.

“O papel da Last-Mile Delivery é coroar a jornada de compra do cliente com uma entrega perfeita. Cada vez mais, os consumidores buscam velocidade, pontualidade, exatidão e precisão das entregas do produto comprado. Esses fatores impactam diretamente na experiência do cliente, tornando-o um promotor – se a experiência for positiva – ou detrator – se a experiência for negativa – da sua empresa, sua marca.

Embora pareça bastante simples, por se tratar da etapa mais curta e rápida de todo o processo de logística, a Last-Mile Delivery pode se tornar um pesadelo para as empresas se não for bem executada. Dessa forma, é fundamental investir em tecnologias e sistemas de logística que rastreiam os produtos, desde o estoque até as mãos do cliente, tornando todo o processo mais eficiente, rápido e seguro”, opina ela.

Tecnologia a serviço da Last-Mile Delivery para maior competitividade

Se a gestão de entregas das empresas já era um pilar essencial para os negócios antes da pandemia, desde março de 2020 essa questão tornou-se ainda mais crítica.

Saltos sem precedentes nos volumes de produtos comercializados on-line e o próprio avanço da transformação digital nas organizações impuseram a modernização e o aprimoramento dos processos logísticos, em todos os segmentos – no universo B2B e B2C.

Soluções digitais têm sido as grandes aliadas das empresas para dar conta dessa revolução sem extrapolar orçamentos, assegurando praticidade, confiabilidade, rastreabilidade e precisão às entregas.

Last-Mile Delivery e Comprovante de Entrega Eletrônico

Versão digital dos tradicionais canhotos de Nota Fiscal integrantes do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) ou dos CT-e’s (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos), o Comprovante de Entrega Eletrônico, ou Canhoto Digital é o passo evolutivo mais inteligente para a implementação de uma Last-Mile Delivery perfeita e a custo extremamente competitivo.

Tradicionalmente, empresas e transportadoras sempre fizeram uso dos canhotos físicos, o que obriga o manuseio de papéis, sujeitos à extravios, imprecisões, rasuras, e outros transtornos.

Devido à importância do canhoto para a efetiva documentação da entrega das mercadorias, a adoção de uma versão eletrônica digitaliza a captura de imagens da comprovação das entregas e se complementa com o registro rápido e preciso dos eventos relacionados à NF-e e CT-e.

Quais os objetivos e vantagens do Comprovante de Entrega Eletrônico, também chamado de Canhoto Digital?

Além de digitalizar o controle das entregas de mercadorias, tendo em vista que a emissão de documentos fiscais já é eletrônica há vários anos, a adoção do Comprovante de Entrega Eletrônico ou Canhoto Digital, uniformiza a comprovação de entregas realizadas tanto entre empresas quanto entre empresas e consumidores finais.

Mas há outros benefícios. Confira:

  • Moderniza a relação empresa/cliente;
  • Intensifica e valida ainda mais as estratégias omnichannel, tão importantes quando se pretende melhorar a experiência de clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais – ele pode comprar no e-commerce da empresa, mas retirar na loja física. A comprovação da entrega, com o Comprovante de Entrega Eletrônico registra tudo de forma rápida e fácil.
  • Elimina o uso dos canhotos em papel;
  • Facilita a conferência, gestão e arquivamento do registro de que o cliente realmente recebeu o que adquiriu, no prazo e endereço corretos;
  • Melhora a gestão da empresa, uma vez que consolida o processo de venda e possibilita análises variadas para tomada de decisões.

 

Quem vai utilizar o Comprovante de Entrega Eletrônico?

Empresas transportadoras ou empresas que fazem as entregas por meio do uso de veículos da própria frota, valendo ressaltar que não se confunde a adoção do Comprovante de Entrega Eletrônico e a sua recepção pelo Fisco, com o procedimento de Manifestação de Destinatário, que continua plenamente válido.

 

Comprovante de Entrega Eletrônico – a VARITUS Brasil tem a melhor solução digital para implementação da Last-Mile Delivery perfeita para a sua empresa:

Trata-se do Canhoto Fácil, um aplicativo simples, seguro, rápido, inteligente e muito eficiente para que sua empresa atenda a esta Nota Técnica, adotando o Comprovante digital de entregas, com economia e muitas vantagens para a gestão das suas entregas/retiradas de mercadorias e para as operações logísticas em geral.

A solução conta também com uma moderna plataforma de gestão, para sua empresa realizar o gerenciamento e acompanhamento completo, em tempo real, do status de cada comprovante de entrega.

Além disso, a integração da plataforma permite a transmissão e gestão do comprovante de entrega junto à SEFAZ.

Vantagens do aplicativo:

  • Instalação fácil e simples;
  • Permite a captura dos principais dados de documentos fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e, CF-e S@T) através da leitura do código de barra e QR-Code, além da captura de documentos não fiscais por digitação;
  • Aplicativo sem custos e sem limites de download;
  • Sincronismo automático com a plataforma de gestão;
  • Permite a captura, mesmo com o aparelho offline;
  • Possibilita foto do canhoto, assinatura em tela, compartilhamento do canhoto;
  • Registra a geolocalização do momento da captura, bem como a data e hora, automaticamente;
  • Armazenamento todo online, com baixo consumo de memória.

Vantagens da plataforma:

  • Gestão dos canhotos por dispositivos;
  • Possui cadastro para ativação e bloqueio de dispositivos;
  • Sem limites de cadastros por dispositivos;
  • Permite fazer filtros para busca de informação;
  • Filtros por (CNPJ, período, por série ou por número de documento);
  • Facilita o acesso a NFe, CTe e outros documentos a seus respectivos documentos de entrega, que em alguns casos são mais de um.
  • Permite efetuar download em massa dos canhotos armazenados;
  • É uma ferramenta 100% online e acessada de qualquer local por dispositivo via internet;
  • Gera relatórios com resumo das capturas dos canhotos;
  • É multiusuário

Outras vantagens, por interface da NF-e e do Comprovante de Entrega Eletrônico:

  • Envio de Evento do Recibo de Entrega ao SEFAZ;
  • Upload do Recibo de Entrega;
  • Exclusão do Recibo de Entrega;
  • Gerenciamento da NF-e;
  • Tela de visualização de Recibos;
  • Impressão do documento DANFE;
  • Relatório simplificado;
  • Download do XML;
  • Download do PDF;
  • E suporte horário comercial ilimitado.

Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas. E implemente já a Last-Mile Delivery de alta performance, baixo custo, que vai tornar sua empresa ainda mais competitiva.

09 de Agosto de 2021

VARITUS Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons