Varitus Brasil

DT-e Documento Eletrônico de Transporte – o que é e quais são seus impactos na logística

Assuntos Gerais, CTe Conhecimento de transporte

DT-e Documento Eletrônico de Transporte, uma tecnologia que o Governo Federal vem testando com um projeto-piloto no Espírito Santo, promete desburocratizar, agilizar e reduzir custos nos processos logísticos do Brasil.

Você sabe o que é DT-e Documento Eletrônico de Transporte? Continue a ler esse artigo e saiba do que se trata, como vai funcionar e quais os impactos esperados na logística nacional.
O DT-e Documento Eletrônico de Transporte é uma tecnologia que promete unificar mais de 20 documentos tradicionalmente exigidos para realização de transportes de cargas e de passageiros no país.
Por meio de um aplicativo, o DT-e visa tornar rápido, preciso e fácil o acesso a dezenas de informações relacionadas aos transportes, informações essas que serão lidas eletronicamente, sem a necessidade de os veículos terem de ser parados em postos de controle, balanças e outros, evitando paradas que atrasam e encarecem as operações.
Estimativas do governo federal apontam que, em média, um caminhão fica retido por até seis horas durante uma operação de transporte para ser submetido aos processos tradicionais de fiscalização.
O poder de fiscalização do governo vai aumentar sensivelmente com essa tecnologia, visando coibir a sonegação fiscal e o tráfego de veículos e produtos irregulares em todo o território nacional.
Sem papel, mas com transparência
Com o uso do DT-e, serão dispensadas, por exemplo, as versões impressas do DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico), DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e DAMDFE (Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).
No DT-e, ficam relacionados os documentos referentes ao transporte de cargas e/ou passageiros, como o CT-e, o MDF-e, o RNTRC, o CIOT, bem como dados relacionados a seguros, veículos, etc, sendo também viabilizada a checagem acerca do cumprimento da tabela de frete mínimo, reivindicada pelos caminhoneiros do Brasil há anos.
Planejamento dos transportes
Outra vantagem prometida pelo DT-e Documento Eletrônico de Transporte será o acesso dos operadores a informações nacionais atualizadas sobre os vários modais de transporte e escoamento de produtos no país.
O aplicativo permitirá que as empresas e prestadores de serviço saibam, de antemão, quais os modais e terminais, incluindo portos, mais viáveis para escoamento de suas cargas, podendo agendar as operações de carga e descarga, evitando filas e conflitos de prazos.
Como o DT-e Documento Eletrônico de Transporte vai funcionar
Por meio do aplicativo de celular, o DT-e será emitido pelo caminhoneiro autônomo ou empresa transportadora. Chips instalados nos veículos já fazem a leitura dos dados do DT-e por meio da rede Canal Verde Brasil, que cobre mais de 50 pontos em todo o país.
Com as informações lidas por esse chip, estando os dados em conformidade com a legislação, o veículo segue seu percurso sem necessidade de paradas em pontos de fiscalização, o que só vai acontecer se o sistema detectar alguma irregularidade.
Quando entra em vigor e como se preparar?
Ainda não há prazo para entrada do DT-e em vigor em âmbito nacional, mas como o projeto piloto vem avançando. Especialistas em Tecnologia da Informação recomendam que as empresas e transportadoras estejam preparadas.
Uma forma segura de manter-se atualizado em relação a esse e outros assuntos é assegurar que sua empresa tenha um fornecedor de soluções digitais em constante vigilância junto ao Governo e autoridades fiscais quanto ao andamento desse e outros projetos-piloto, que trazem inovações, benefícios, mas, também, novas exigências para diversos segmentos empresariais.
A VARITUS Brasil, startup de soluções digitais inteligentes, é uma empresa que se preocupa também em monitorar a evolução das diferentes legislações para manter seus clientes informados e com processos e ferramentas adequadas, evitando transtornos e passivos fiscais.
Saiba mais sobre a VARITUS Brasil e suas soluções digitais clicando aqui.
 
14 de setembro de 2021
VARITUS Brasil


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: Neste 22 de Abril, Dia […]

Ler mais

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Se você gerencia uma indústria, sabe que a logística de […]

Ler mais

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Na era da transformação digital, a burocracia nos processos de […]

Ler mais