Como eliminar papéis e reduzir custos na logística

Se reduzir custos na logística hoje é um imperativo para as empresas, eliminar papéis é um passo fundamental para alcançar esse objetivo essencial para a competitividade. Se a sua organização tem dificuldade para compreender, planejar e executar esse processo tão importante, continue a ler este artigo e saiba como efetivamente reduzir custos na logística e, assim, melhorar os resultados dos seus negócios.

Primeiro, vamos falar de algumas vantagens de reduzir custos na logística:

  • Melhor aproveitamento dos recursos operacionais e humanos da empresa, com a realização de mais entregas/retiradas em menos tempo;
  • Melhor experiência para os clientes e parceiros, com redução do tempo necessário para a conclusão das operações e mitigação de inconformidades, imprecisões, atrasos, extravios, etc.
  • Melhor controle de uso de veículos, consumo de combustíveis, elaboração e execução de cronogramas de manutenção preventiva ou corretiva;
  • A depender da forma como a redução de custos na logística é implementada, especialmente se houver a substituição de controles físicos por digitais, a organização pode viabilizar a geração de dados para elaborar mapas de calor e outros indicativos que ajudarão a melhorar continuamente os serviços e os resultados;
  • Redução de riscos de inconformidades ou irregularidades fiscais decorrentes do trânsito de mercadorias ou insumos sem uma gestão eficiente, o que pode ocasionar autuações, multas e prejuízos.
  • Mais respeito ao meio ambiente, com redução do uso de recursos naturais decorrentes da utilização do papel.

Como eliminar papéis e reduzir custos na logística da sua organização?

  1. Faça e mantenha atualizado um bom mapeamento de demandas, por critérios qualitativo e territorial: que tipo de entrega/retirada é feita para quais clientes e onde eles estão;
  2. Elabore um inventário dos veículos utilizados para as operações, separando-os por categoria, por exemplo: próprios, alugados, terceirizados, etc. Estabeleça parâmetros que passem por manutenção preventiva/corretiva e estabeleça um protocolo de vistoria interno, para que sua organização só trabalhe com veículos que atendam critérios de segurança, desempenho, apresentação, etc;
  3. Crie também um bom protocolo de treinamento dos funcionários/parceiros envolvidos no processo;
  4. Organize os pontos de contato da operação logística que estejam ao alcance e sob controle da sua empresa, por exemplo: depósitos, áreas de expedição, embarque, desembarque, portões de entrada/saída de veículos de entrega. Sinalize bem esses locais e estabeleça, de preferência, horários bem definidos para a movimentação de mercadorias;
  5. Invista em soluções digitais, tanto para controlar melhor as demandas e os fluxos de materiais/insumos a serem transportados ou de pedidos para serem recebidos/entregues, quanto para gerenciar o Comprovante Eletrônico de Entrega e cada pedido.

Canhoto Fácil, o Comprovante de Entrega Eletrônico que elimina papéis e reduz custos na logística com agilidade e segurança

O que é o Comprovante de Entrega Eletrônico?

É a versão digital dos tradicionais canhotos de Nota Fiscal integrantes do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) ou dos CT-e’s (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos).

Tradicionalmente, empresas e transportadoras sempre fizeram uso dos canhotos físicos, o que obriga o manuseio de papéis, sujeitos a extravios, imprecisões, rasuras, e outros transtornos.

Devido à importância do canhoto para a efetiva documentação da entrega das mercadorias, a adoção de uma versão eletrônica que passa agora a ser recepcionado em ambiente nacional específico, digitaliza a captura de imagens da comprovação das entregas e se complementa com o registro rápido e preciso dos eventos relacionados à NF-e e CT-e.

Esse Comprovante de Entrega Eletrônico, inclusive, começou a ser recebido pelo Fisco/SEFAZ a partir de 1º de junho, em caráter de implantação teste, para implantação em produção até dia 22 de junho, conforme a Nota Técnica 2021.001.

Ou seja, adotá-lo, além de tudo, atende a Nota Técnica e moderniza suas operações logísticas também perante a autoridade fiscal.

Quais os objetivos e vantagens do Comprovante de Entrega Eletrônico, também chamado de Canhoto Digital?

Além de digitalizar o controle das entregas de mercadorias, tendo em vista que a emissão de documentos fiscais já é eletrônica há vários anos, a adoção do Comprovante de Entrega Eletrônico ou Canhoto Digital, uniformiza a comprovação de entregas realizadas tanto entre empresas quanto entre empresas e consumidores finais.

Mas há outros benefícios. Confira:

  • Moderniza a relação empresa/cliente;
  • Intensifica e otimiza a experiência de clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais – ele pode comprar no e-commerce da empresa mas retirar na loja física. A comprovação da entrega, com o Comprovante de Entrega Eletrônico registra tudo de forma rápida e fácil.
  • Elimina o uso dos canhotos em papel;
  • Facilita a conferência, gestão e arquivamento do registro de que o cliente realmente recebeu o que adquiriu, no prazo e endereço corretos;
  • Melhora a gestão da empresa, uma vez que consolida o processo de venda e possibilita análises variadas para tomada de decisões.

Quem pode utilizar o Comprovante de Entrega Eletrônico e assim reduzir custo na logística?

Empresas transportadoras ou empresas que façam as entregas por meio do uso de veículos da própria frota, valendo ressaltar que não se confunde a adoção do Comprovante de Entrega Eletrônico e a sua recepção pelo Fisco, com o procedimento de Manifestação de Destinatário, que continua plenamente válido.

Comprovante de Entrega Eletrônico – a VARITUS Brasil tem a solução digital ideal para sua empresa adotar e se beneficiar de mais essa inovação!

Trata-se do Canhoto Fácil, um aplicativo simples, seguro, rápido, inteligente e muito eficiente para que sua empresa atenda a esta Nota Técnica, adotando o Comprovante digital de entregas, com economia e muitas vantagens para a gestão das suas entregas/retiradas de mercadorias e para as operações logísticas em geral.

A solução conta também com uma moderna plataforma de gestão, para sua empresa realizar o gerenciamento e acompanhamento completo, em tempo real, do status de cada comprovante de entrega.

Além disso, a integração da plataforma permite a transmissão e gestão do comprovante de entrega junto à SEFAZ.

Vantagens do aplicativo:

  • Instalação fácil e simples;
  • Permite a captura dos principais dados de documentos fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e, CF-e S@T) através da leitura do código de barra e QR-Code, além da captura de documentos não fiscais por digitação;
  • Aplicativo sem custos e sem limites de download;
  • Sincronismo automático com a plataforma de gestão;
  • Permite a captura mesmo com o aparelho offline;
  • Possibilita foto do canhoto, assinatura em tela, compartilhamento do canhoto;
  • Registra a geo-localização do momento da captura, bem como a data e hora, automaticamente;
  • Armazenamento online, com baixo consumo de memória.

Vantagens da plataforma:

  • Gestão dos canhotos por dispositivos;
  • Possui cadastro para ativação e bloqueio de dispositivos;
  • Sem limites de cadastros por dispositivos;
  • Permite fazer filtros para busca de informação;
  • Filtros por (CNPJ, período, por série ou por número de documento);
  • Facilita o acesso a NF-e, CT-e e outros documentos a seus respectivos documentos de entrega, que em alguns casos são mais de um.
  • Permite efetuar download em massa dos canhotos armazenados;
  • É uma ferramenta 100% online e acessada de qualquer local por dispositivo via internet;
  • Gera relatórios com resumo das capturas dos canhotos;
  • É multiusuário.

Outras vantagens, por interface da NF-e e do Comprovante de Entrega Eletrônico:

  • Envio de Evento do Recibo de Entrega ao SEFAZ;
  • Upload do Recibo de Entrega;
  • Exclusão do Recibo de Entrega;
  • Gerenciar NF-e;
  • Tela de visualização de Recibos;
  • Impressão do documento DANFE;
  • Relatório simplificado;
  • Download do XML;
  • Download do PDF;
  • E suporte em horário comercial ilimitado.

Para adquirir já o Canhoto Fácil para eliminar papéis, reduzir custos na logística e modernizar a gestão de entregas da sua empresa, ficando também em dia com as normas da SEFAZ, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Não adie mais esse importante processo, e conte com a VARITUS Brasil.

14 de julho de 2021

VARITUS BRASIL

 

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