Varitus Brasil

Como a tecnologia gera longevidade para as empresas?

Assuntos Gerais, Serviços Extras

Tecnologia gera longevidade para as empresas. Faz com que elas estejam sempre muitos passos à frente da concorrência, das demandas do mercado e dos consumidores, e até mesmo das necessidades dos seus colaboradores. 
Mas, como a tecnologia é capaz de causar tantos impactos e como fazer os investimentos certos nesse campo para, de fato, assegurar vida longa e próspera para os seus negócios? Continue a ler esse artigo e saiba mais sobre como a tecnologia gera longevidade para as empresas e como tirar o máximo proveito das soluções que ela oferece.
Tecnologia gera longevidade para as empresas, há décadas
“Atualmente, é necessário incorporar ao processo de trabalho as tecnologias que possibilitem a modernização da empresa, como forma de prestar um melhor atendimento ao cliente e possibilitar um sistema de informações, controle e gerenciamento que seja capaz de gerar menores custos”…
O parágrafo acima parece escrito recentemente para introduzir a resposta à pergunta que fizemos no título deste artigo, não é? Mas, apesar de soar tão atual, ele é parte de um artigo acadêmico datado de meados de 1993, escrito por José Ernesto Gonçalves, engenheiro de produção pela Poli-USP, mestre em administração de empresas e consultor em planejamento empresarial e informática. E foi publicado naquele mesmo ano pela RAE (Revista de Administração de Empresas) da Fundação Getúlio Vargas, publicação de prestígio até hoje – devidamente digitalizada.
Intitulado “Resultados inesperados e principais exemplos de resistências à introdução de inovações em empresas de serviços brasileiras” o artigo faz um recorte – que já tem quase três décadas – de um conjunto de empresas de serviços apontando ‘recursos de informática’ como os principais adotados por essas organizações para se modernizarem e continuarem vivas. E ilustra exemplos de motivos pelos quais, na época, houve resistência interna a essas inovações. Leia a íntegra do artigo aqui.
Se na época, como se vê nessa publicação e em outras do tipo, quando se falava em inovações tecnológicas, referia-se a recursos de informática que rodavam praticamente só em redes de computadores corporativas e limitadas, hoje, obviamente, a tecnologia digital é, por definição, materializada pelo avanço e democratização da Internet, da nuvem, dos dispositivos móveis, dos algoritmos e da inteligência artificial.
O que não mudou nessas décadas, e pelo jeito não mudará tão cedo? A resposta é: a necessidade de se investir em pessoas, processos e tecnologia, para que esta última seja efetivamente incorporada à cultura e ao DNA das empresas e de quem as movimenta. Os clientes já estão cada vez mais familiarizados e habituados com a tecnologia digital para satisfazer praticamente todas as suas necessidades de consumo, seja de produtos ou de serviços. E exigem que as empresas atendam aos seus anseios.
Na prática – Como a Tecnologia gera longevidade para as empresas
A Tecnologia gera longevidade para as empresas quando é adotada de forma estratégica, planejada, consciente e consistente e, por isso, moderniza e facilita processos e o trabalho interno, reduz custos, melhora a qualidade da gestão e a experiência dos clientes.
Com isso, aumentam sensivelmente as chances de uma empresa perdurar por muito mais tempo, sendo resiliente às dificuldades e crises, e, quase sempre, saindo delas mais forte e preparada para os próximos desafios.
Analisar muito bem a situação da organização, cada etapa de seu funcionamento, as características das tarefas realizadas, do cenário da concorrência, dos marcos regulatórios e das necessidades dos clientes, leva à escolha das melhores soluções digitais para transformar a empresa e sua forma de atuar.
O projeto de transformação digital da empresa pode e deve ser desenhado para implementação dinâmica, porém cuidadosa, uma vez que a organização não poderá se dar ao luxo de interromper ou prejudicar seu funcionamento, produção ou atendimento, enquanto soluções digitais são implementadas.
Isso aumenta a importância da seleção de bons fornecedores, que não só entreguem os melhores softwares, aplicativos e demais soluções, mas também, e principalmente, participem ativamente da análise, implantação, treinamento, suporte e ajustes para que cada ferramenta gere os melhores resultados.
As melhores ferramentas digitais também são aquelas que, entregues e implementadas de forma adequada, sejam altamente imunes à obsolescência, ou seja, que sejam soluções continuamente melhoradas para as sucessivas demandas que surjam. Inovação é um caminho sem volta, cujos passos vão sendo dados de forma cada vez mais célere e desafiadora.
A VARITUS Brasil, startup de soluções digitais inteligentes, oferece as melhores ferramentas para emissão, captura, guarda, validação e simplificação de documentos eletrônicos, além de softwares e aplicativos para modernizar processos logísticos e de controle de fluxo de caixa das organizações, ajudando-as a crescer, ganhar eficiência e mercado.
Saiba mais clicando aqui.
28 de setembro de 2021
VARITUS Brasil
 


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: Neste 22 de Abril, Dia […]

Ler mais

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Se você gerencia uma indústria, sabe que a logística de […]

Ler mais

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Na era da transformação digital, a burocracia nos processos de […]

Ler mais