Varitus Brasil

Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário do jeito mais seguro e prático

Geral

Capturar todas as notas emitidas contra o CNPJ da sua empresa e realizar a MD-e Manifestação de Destinatário – em lote, são procedimentos imprescindíveis, não só para o cumprimento da lei, como também para garantir segurança fiscal, evitar fraudes e passivos fiscais. Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, são ações que evitam muitos problemas!

E com o advento , da NF-e Nota Fiscal Eletrônica, da NFS-e, que é a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), os processos de faturamento, escrituração fiscal e controle contábil ficaram mais rápidos e também muitos mais claros e acessíveis para o controle das autoridades fiscais.
Por outro lado, as empresas em geral têm dificuldade para saber – e para responder, em caso de questionamentos em auditorias, por exemplo – se estão recebendo todas as notas fiscais ou CT-es emitidos por seus fornecedores, se esses documentos são íntegros e legítimos, se foram validados, devidamente autorizados pela SEFAZ, se estão em conformidade com o que foi autorizado, se não foram alvo de algum cancelamento, etc…
E descobrir algum problema em qualquer desses itens pode, depois de um certo tempo, causar muitas dores de cabeça, conflitos contábeis e mesmo autuações e pesadas multas.
Continue a ler este artigo e saiba o quanto é importante estar bem informado sobre os detalhes da Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, e ainda conhecer uma forma de cumprir esses procedimentos de maneira diferente do que sua empresa normalmente conhece e utiliza.
Ganhando tempo e precisão com o DF-e e a MD-e para Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário
Para ganhar tempo e precisão, empresas precisam contar, em seus procedimentos de segurança fiscal com duas ferramentas decisivas para a exatidão e agilidade dos processos: o DF-e (para captura de notas fiscais) e a MD-e (que faz a Manifestação de Destinatário), só que em lote, e não mais apenas nota por nota.
O DF-e é uma ferramenta que faz consulta direta na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e realiza o download e armazenamento ilimitados de Notas Eletrônicas. É um mecanismo importante para a captura rápida de notas que trafegam por e-mail.
Já a MD-e Manifestação de Destinatário, como diz o nome, é uma manifestação, clara, precisa e feita no tempo correto, a respeito de cada documento emitido contra elas.
Do procedimento de Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, vão resultar comunicações de quatro tipos de eventos, que atestam oficialmente sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal, e podem ser:

  1. Ciência da Emissão
    2. Confirmação da Operação
    3. Registro de Operação não Realizada
    4. Desconhecimento da Operação

E por que é tão importante fazer a MD-e Manifestação de Destinatário?
Veja algumas razões apontadas pela própria SEFAZ:

  • Para saber quais são as NF-e que foram emitidas, em todo o país, tendo a empresa como destinatária;
  • Para evitar o uso indevido de sua Inscrição Estadual, por parte de emitentes de NF-e que utilizam inscrições estaduais idôneas para acobertar operações fraudulentas de remessas de mercadorias para destinatário diverso do indicado na documentação fiscal;
  • Para poder obter o XML das NF-e, que não tenham sido transmitidas pelo respectivo emitente;
  • Para obter segurança jurídica no uso do crédito fiscal correspondente, pois uma nota confirmada não poderá ser cancelada pelo seu emitente;
  • Para registrar junto aos seus fornecedores que a mercadoria foi recebida e constituir formalmente o vínculo comercial que resguarda juridicamente as faturas comerciais, sem a necessidade de assinatura no canhoto impresso no DANFE;

 
MD-e Manifestação de Destinatário padrão – nota a nota
Normalmente, o procedimento de MD-e Manifestação de Destinatário padrão é aquele feito nota a nota. Ou seja, o contribuinte usa o recurso básico do seu emissor de documentos fiscais para fazer, em uma nota por vez, a MD-e Manifestação de Destinatário, escolhendo um dos eventos a comunicar.
Essa tarefa, dependendo do número de notas fiscais que foram emitidas contra o CNPJ do contribuinte, pode levar um tempo considerável, exigindo um trabalho complexo e que demanda muita atenção e energia do funcionário responsável.
Já um sistema emissor de documentos fiscais mais moderno e robusto, pode simplificar essa operação oferecendo a opção de MD-e Manifestação de Destinatário em lote.
Com esse recurso, o contribuinte pode selecionar várias notas de uma só vez e proceder a MD-e Manifestação de Destinatário em cada lote selecionado, em segundos, podendo, claro, escolher o tipo de evento a ser comunicado.
Tal facilidade evita perda de tempo e amplia a segurança fiscal e contábil da empresa, evitando fraudes e passivos fiscais.
Agora que você já sabe a importância vital para sua empresa de contar com essas ferramentas, Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, saiba que o NOTAFAZ, sistema emissor de documentos fiscais eletrônicos desenvolvido pela VARITUS BRASIL, oferece o DF-e e a MD-e em lote – esta com exclusividade, para facilitar a sua vida, com custo altamente acessível e suporte técnico de excelência.
Clique aqui ou acesse nosso atendimento on-line e saiba mais.
10 de julho de 2019
Varitus Brasil
 


Publicado em: 10/07/2019

Tags:

Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: T.I. e I.A. impulsionando a sustentabilidade no Agronegócio

Dia Mundial do Planeta Terra: Neste 22 de Abril, Dia […]

Ler mais

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Se você gerencia uma indústria, sabe que a logística de […]

Ler mais

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Na era da transformação digital, a burocracia nos processos de […]

Ler mais