Varitus Brasil

Palavra do Presidente: As empresas e o momento ímpar

Assuntos Gerais, Geral

Vivemos um momento ímpar no mundo! O empresário pensar que tem um problema sério é compreensível. Entretanto, ele precisa lembrar que é um problema de todos, e não exclusivo do seu negócio. 
Alinhados com a percepção de contexto de negócios, o que fazer? 
Primeiro, não entre em pânico, pois o descontrole, quer seja ele emocional, financeiro ou em relação às pessoas do time, não vai ajudar. Pelo contrário. Somente vai dificultar as ações necessárias. 
Portanto, pense friamente o contexto em que todos, sim, todos estamos inseridos. 
Em segundo lugar, faça planos. Planeje como você, sua equipe e sua empresa vão sair quando isso acabar. Elabore cenários, se possível, três deles: um para curto prazo (uma semana), um para médio prazo (um mês) e outro para longo prazo (três meses). 
De posse dos cenários, compartilhe honestamente com sua equipe de líderes quais são as reais possibilidades, e execute com perfeição cada movimento desenhado. 
Aí já existe uma oportunidade muito relevante: neste momento, todos estão sensíveis ao grau de dificuldades a serem enfrentadas, e a união se torna, além de necessária, mais fácil de ser desencadeada e atingida.
Não preciso dizer, mas já falando aos novatos do mundo empresarial, caso a empresa tenha recursos, isto é, caixa para um curto período de paralisação, os planos têm que refletir a sua realidade, pois a margem de acerto é mais apertada em tempos de crise. 
Os movimentos têm que ser muito rápidos, e exigem extrema atenção e perspicácia dos gestores e líderes.
Vale alertar você, gestor: não deixe de cuidar dos seus líderes, pois eles também esmorecem e precisam de apoio e motivação para lidar com seus subordinados.
Como nós, eles estão sendo bombardeados com notícias de todo tipo, vindas dos clientes, da mídia e até das pessoas da equipe. 
Os líderes são reflexo do gestor e precisamos estar atentos a eles, cabendo a nós ajudá-los a buscar o ponto de equilíbrio. 
Há aí outra oportunidade, a de estreitarmos nossos laços profissionais com esses líderes, inspirando-os a encontrar caminhos entre a tensão do momento e a motivação indispensável para agir e prosperar.
Com a mente aberta e atenta aos desafios e oportunidades desse capítulo único na história da humanidade, nós, gestores empresariais, podemos tirar um bom proveito disso tudo e avançar, com as três únicas atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer.
Adão Lopes – CEO e Fundador da VARITUS BRASIL


Publicado em: 27/04/2020

Tags:

Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Entregas rápidas, eficientes e econômicas com o CANHOTO FÁCIL

Se você gerencia uma indústria, sabe que a logística de […]

Ler mais

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Livre sua gestão da burocracia, simplifique e ganhe eficiência nos processos com soluções VARITUS Brasil

Na era da transformação digital, a burocracia nos processos de […]

Ler mais

Amazona ararense Camila Fernanda Bueno fica em 3º lugar em prova Paraequestre internacional

Amazona ararense Camila Fernanda Bueno fica em 3º lugar em prova Paraequestre internacional

A amazona ararense Camila Fernanda Bueno, 34 anos, classificou-se em […]

Ler mais